Por Rosangela Barboza
Wpós - Pós Graduação a Distância
Planejamento
Educacional e Políticas Públicas
Pedagogia - Janeiro/2012
Organização do Trabalho
Pedagógico
Rosangela Barboza
Memorial
Tema: Reflexão acerca
da avaliação no processo educativo
Para o bom desempenho do trabalho pedagógico, cabe ao
docente refletir constantemente na temática “avaliação e evolução do processo
educativo”. A avaliação ou processo avaliativo não pode ser entendido como
apenas ou exclusivamente um fator mensurativo do processo de ensino-aprendizagem.
É interessante que se pense no processo avaliativo em suas três dimensões, a
saber: o professor precisa diagnosticar o nível de conhecimento e
desenvolvimento em que se encontra seu público alvo – os alunos, com isso, é
possível o planejamento periódico de atividades que possam suprir as
necessidades e anseios dos alunos e da sociedade como um todo. Vem de encontro
a esta avaliação, o processo de formação e consolidação do conhecimento e de
regras relacionadas ao meio educacional, sendo que ai aplica-se a chamada
avaliação formativa. Estas duas modalidades de avaliação estão voltadas para um
bom desenvolvimento do trabalho docente e, consequentemente, a formação do
aluno. Por fim, não se pode abrir mão da
chamada avaliação somativa já que é através dela que o educador confere se seu
trabalho consolidou-se ou não uma vez que apresenta aspectos mais quantitativos
que qualitativos, mas sem desprezar este.
A avaliação, no atual
modelo educacional brasileiro, não pode ser vista como algo punitivo ou
excludente, mas sendo encarada como um mecanismo de apoio, e quando bem
aplicada, fornece elementos para desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
Sendo assim, pode-se concluir que a avaliação, seja ela qual nível for,
encontra-se subordinada ao processo de formação educativa.
Pensando na qualidade
do processo educativo brasileiro temos ai, uma série de avaliações planejadas e
executadas pelo próprio governo. Neste caso, a política brasileira voltada para
a avaliação do processo como um todo, tomando por base o fechamento de ciclos
educacionais, visa o desenvolvimento de políticas públicas e aplicação de recursos
para melhorar qualitativamente a educação brasileira.
A avaliação do processo educacional nacional começou com aplicação
de testes nos níveis mais altos de escolaridade e foi gradativamente atingindo
os níveis inferiores, penso que neste sentido, ao detectar as falhas nos níveis
mais elevados, tornou-se necessário uma análise mais profunda do problema.
Diante das avaliações colocadas pelo sistema, os professores se veem na
responsabilidade de aprimorar seu trabalho, preocupando-se inclusive com o
conteúdo a ser trabalhado já que as avaliações apresentam um parâmetro de
mensuração de conhecimentos e habilidades a serem atingidas em cada período da
vida escolar.
No caso específico do
estado de Minas Gerais, por exemplo, os alunos do primeiro ano do ensino médio
fazem uma avaliação diagnóstica chamada PAAE (programa de avaliação da
aprendizagem escolar) que é aplicado em duas etapas, sendo a do início do ano
de grande importância para o professor detectar quais os eixos do conhecimento
que ainda não se consolidaram. Ao ler os gráficos disponibilizados pela
Secretaria de Estado da Educação, o professor traça estratégias, repensa sua
metodologia e reorganiza o seu planejamento de forma a atingir os resultados
esperados na segunda avaliação que ocorrerá no final do ano. Temos ainda o
SIMAVE, Sistema Mineiro de Avaliação, que nos permite localizar o nível da
escola em nível local e estadual, fazendo com que não apenas professores mas
todo o corpo de funcionários da escola, a família e os alunos se comprometam
em, cada vez mais melhorar o índice de desempenho da escola.
O critério de avaliação
criado pelo governo, seja ele estadual ou federal, não está ai para julgar o
trabalho do professor e sim para
auxiliá-lo na descoberta das falhas, que há, e o mais coerente é que se
desenvolva políticas públicas voltadas para um melhor desempenho dos nossos
alunos.
A avaliação é com toda
certeza um momento importante dentro do processo de ensino aprendizagem e o que
se percebe é que na atual conjuntura, o professor conta com mais esta
ferramenta para auxiliá-lo em sua tarefa diária.
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