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A Avaliação no Processo Educativo

A AVALIAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO
Por Rosangela Barboza

Wpós -  Pós Graduação a Distância
Planejamento Educacional e Políticas Públicas
Pedagogia - Janeiro/2012
Organização do Trabalho Pedagógico
Rosangela Barboza
Memorial
Tema: Reflexão acerca da avaliação no processo educativo

            Para o bom desempenho do trabalho pedagógico, cabe ao docente refletir constantemente na temática “avaliação e evolução do processo educativo”. A avaliação ou processo avaliativo não pode ser entendido como apenas ou exclusivamente um fator mensurativo do processo de ensino-aprendizagem. É interessante que se pense no processo avaliativo em suas três dimensões, a saber: o professor precisa diagnosticar o nível de conhecimento e desenvolvimento em que se encontra seu público alvo – os alunos, com isso, é possível o planejamento periódico de atividades que possam suprir as necessidades e anseios dos alunos e da sociedade como um todo. Vem de encontro a esta avaliação, o processo de formação e consolidação do conhecimento e de regras relacionadas ao meio educacional, sendo que ai aplica-se a chamada avaliação formativa. Estas duas modalidades de avaliação estão voltadas para um bom desenvolvimento do trabalho docente e, consequentemente, a formação do aluno. Por fim, não  se pode abrir mão da chamada avaliação somativa já que é através dela que o educador confere se seu trabalho consolidou-se ou não uma vez que apresenta aspectos mais quantitativos que qualitativos, mas sem desprezar este.
A avaliação, no atual modelo educacional brasileiro, não pode ser vista como algo punitivo ou excludente, mas sendo encarada como um mecanismo de apoio, e quando bem aplicada, fornece elementos para desenvolvimento de um trabalho de qualidade. Sendo assim, pode-se concluir que a avaliação, seja ela qual nível for, encontra-se subordinada ao processo de formação educativa.
Pensando na qualidade do processo educativo brasileiro temos ai, uma série de avaliações planejadas e executadas pelo próprio governo. Neste caso, a política brasileira voltada para a avaliação do processo como um todo, tomando por base o fechamento de ciclos educacionais, visa o desenvolvimento de políticas públicas e aplicação de recursos para melhorar qualitativamente a educação brasileira.
            A avaliação do processo educacional nacional começou com aplicação de testes nos níveis mais altos de escolaridade e foi gradativamente atingindo os níveis inferiores, penso que neste sentido, ao detectar as falhas nos níveis mais elevados, tornou-se necessário uma análise mais profunda do problema. Diante das avaliações colocadas pelo sistema, os professores se veem na responsabilidade de aprimorar seu trabalho, preocupando-se inclusive com o conteúdo a ser trabalhado já que as avaliações apresentam um parâmetro de mensuração de conhecimentos e habilidades a serem atingidas em cada período da vida escolar.
No caso específico do estado de Minas Gerais, por exemplo, os alunos do primeiro ano do ensino médio fazem uma avaliação diagnóstica chamada PAAE (programa de avaliação da aprendizagem escolar) que é aplicado em duas etapas, sendo a do início do ano de grande importância para o professor detectar quais os eixos do conhecimento que ainda não se consolidaram. Ao ler os gráficos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação, o professor traça estratégias, repensa sua metodologia e reorganiza o seu planejamento de forma a atingir os resultados esperados na segunda avaliação que ocorrerá no final do ano. Temos ainda o SIMAVE, Sistema Mineiro de Avaliação, que nos permite localizar o nível da escola em nível local e estadual, fazendo com que não apenas professores mas todo o corpo de funcionários da escola, a família e os alunos se comprometam em, cada vez mais melhorar o índice de desempenho da escola.
O critério de avaliação criado pelo governo, seja ele estadual ou federal, não está ai para julgar o trabalho do professor e sim  para auxiliá-lo na descoberta das falhas, que há, e o mais coerente é que se desenvolva políticas públicas voltadas para um melhor desempenho dos nossos alunos.
A avaliação é com toda certeza um momento importante dentro do processo de ensino aprendizagem e o que se percebe é que na atual conjuntura, o professor conta com mais esta ferramenta para auxiliá-lo em sua tarefa diária.

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